Aprenda como utilizar a decoração para minimizar o calor

Para quem mora em lugares onde a temperatura varia muito entre o verão e o inverno, é sempre bom fazer algumas alterações na decoração da casa para adaptá-la a essas alterações, e assim mantê-la mais aquecida no inverno e mais fresca no verão. Já quem mora em lugares que são sempre quentes, deve pensar na decoração da casa de forma que esta ajude a diminuir o calor. O ar condicionado é um item que ajuda bastante, mas com o alto custo da energia que ele consome e a necessidade de manter sempre a casa fechada quando ele está sendo utilizado, para evitar a troca de calor entre os ambientes interno e externo, torna-o uma opção nem sempre ideal.

Procurando por Decoração de Interiores em Sorocaba? Confira:

Para ajudar a manter sua casa mais agradável durante os dias quentes, listamos algumas sugestões interessantes para serem aplicadas na decoração, e outras, de criação de hábitos, que também podem contribuir bastante.

Toldos e jardinagem adequados: Se a sua residência recebe sol direto durante a maior parte do dia, principalmente à tarde, pense em instalar toldos para aplacar a sua incidência direta nos cômodos. A utilização de toldos é muito prática e versátil, no inverno você os recolhe e no verão você os abre. Se você mora em uma casa que tenha pátio, avalie também a possibilidade de plantar árvores para fornecer sobra sobre paredes e janelas que recebem muito sol.

toldos em sorocaba

Cortinas: Cortinas escuras e pesadas ajudam a esquentar um ambiente, enquanto as cortinas leves e claras ajudam a bloquear o calor proveniente do exterior. Para não precisar trocar as cortinas a cada estação, use forros ou blackoutsmais grossos com cortinas mais finas. No verão você pode deixar as janelas abertas com a cortina fechada, dessa forma pode “tentar” deixar entrar alguma brisa e manter o calor lá fora.

cortinas em sorocaba

Cores: As clores claras refletem mais o calor e as escuras o absorvem, então se a sua casa costuma ficar muito quente, pinte as paredes externas com cores mais claras, isso vai ajudar um pouco a amenizá-lo.

Procurando por Decoração de Interiores em Sorocaba? Confira:

Lâmpadas: As lâmpadas incandescente emitem calor, substitua-as por fluorescentes ou lâmpadas de LED. Elas emitirão muito menos calor e ainda consumirão menos energia elétrica.

Tecidos: Se você tem tapetes felpudos, sofás em veludo ou couro, provavelmente deva sofrer com o calor. Troque os tapetes por modelos baixos ou de sisal, ou retire-os do ambiente nas épocas de maior incidência de calor. Para amenizar o calor dos estofados, cubra-os com mantas confeccionadas em algodão ou seda.

Ventiladores: Use ventiladores para circular o ar, preferencialmente coloque-os nos lugares mais frescos do ambiente, apontando-os para os lugares onde está mais quente, pois isso forçará a circulação do ar mais ameno.

Plantas: Plantas cultivadas dentro de casa ajudam a baixar um pouco a temperatura, para ter um resultado melhor, você pode associá-las a uma fonte. Existem muitas fontes portáteis, que é só ligar na tomada e já estão funcionando, sem a necessidade de instalações sofisticadas.

plantas em sorocaba

Habitue-se a fechar as venezianas ou cortinas nos horários de sol mais quente e abri-las à noite, quando o ar é mais fresco. O uso de telas pra barrar insetos é sempre aconselhável para que você aproveite o frescor da noite sem se incomodar com mosquitos e outros insetos que são atraídos pela luz.

Procurando por Decoração de Interiores em Sorocaba? Confira:

Se estiver muito quente evite usar o forno do fogão, prefira comidas grelhadas a assadas.

Se você mora em uma casa ou no último andar de um prédio, saiba que a maior parte do calor vem pelo telhado. Se for possível, coloque um isolante térmico entre o telhado e o forro, isso vai diminuir muito o calor dentro de casa.

Se você tem ar condicionado em casa, verifique se o seu motor está em um ambiente aberto, nunca instale um aparelho de ar condicionado com o motor em um ambiente fechado, esse ambiente vai se transformar em uma sauna quando o aparelho estiver em uso. Além disso, procure instalar a máquina do ar condicionado em um local de pouca incidência de sol, isso diminuirá o consumo de energia elétrica e o desgaste do equipamento.

Como diminuir o calor em ambientes internos: dicas de decoração

Por último, lembre-se sempre que quanto mais cercado de concreto você estiver, mais calor vai sentir, por isso plante. Pode ser árvore, folhagem, flor, horta, o que você quiser, quanto mais verde tivermos em nossas vidas mais estaremos ajudando na melhoria de nosso bem estar e dos que nos cercam. Sombra e água fresca ainda são a melhor opção para combater o calor.

(via)