Alvenaria de vedação e tipos de blocos

Um elemento importante na construção civil é a alvenaria. A alvenaria é composta por tijolos, blocos e argamassa que fazem a parte de vedação e fechamento de uma obra, além de definir a posição do batente e das janelas e deve ser definida ainda no projeto.

Existem dois elementos fundamentais para o sistema de vedação, que são o bloco de concreto e o bloco cerâmico.

Bloco de concreto

São blocos feitos de concreto, normalmente moldados em fôrmas metálicas, adequadamente adensados e curados, para garantir sua forma e suas propriedades, principalmente a resistência. A diferença entre o concreto usado para os blocos e o usado para estrutura dos edifícios é que, para os blocos de concreto, as britas são menores. Os blocos de concreto são em geral mais resistentes que os blocos cerâmicos, sendo que sua resistência mínima à compressão deve ser de 2,0 Mpa, conforme a norma brasileira.

Os blocos de concreto (também chamado de bloco de cimento) são vazados, isto é, possuem furos, devendo ser assentados com os furos na vertical. São classificados da seguinte forma:

- Bloco de concreto estrutural;

- Bloco de concreto de vedação.

Procurando por Blocos em Sorocaba? Confira:

Bloco cerâmico

Os blocos cerâmicos, assim como os tijolos furados, são também fabricados de argila e queimados em forno, possuindo furos perpendiculares a uma de suas faces. Podem ser de dois tipos: de vedação (que devem ser assentados com os furos na horizontal) e estruturais (assentados com os furos na vertical). Os estruturais são mais resistentes e podem ser utilizados em alvenaria estrutural.

Tijolo de solo-cimento

Uma boa alternativa aos blocos de concreto, ótima solução para habilitações populares. Construções feitas com solo-cimento resulta em ambientes com ótimo conforto térmico, devido à grande massa da parede que lhe confere inércia térmica, ou seja, demora a esquentar durante o dia, com o sol, e demora a esfriar durante a noite, deixando mais estável a temperatura interna.