Água da piscina esverdeada? Saiba o que fazer!

Chegar em casa após um dia cansativo, relaxar com a família e encontrar a água da piscina clorada, cristalina e pronta para o uso é o sonho de todos. Mas esse sonho pode transformar-se em pesadelo se houver água verde na piscina, afinal, essa coloração não combina com piscina própria para o uso.

A cor verde na água da piscina ocorre devido a dois fatores: tratamento inadequado ou infestação por algas e micro-organismos.

Além do aspecto visual, que transmite uma péssima impressão, quando a piscina não é tratada corretamente pode se tornar um foco de contaminação com a presença de micro-organismos que causam doenças de pele, respiratórias, conjuntivites, etc. O tratamento preventivo da água é a melhor defesa.

O que são as algas da piscina?

Procurando por Limpeza de Piscinas em Sorocaba? Confira:

As algas são micro-organismos trazidos pelos ventos e pelas chuvas, e proliferam-se nas piscinas quando existem condições favoráveis, como temperatura específica e água pouco clorada e com pH alto.

O problema é que essas algas, além de dar uma coloração esverdeada na água da piscina, podem comprometer a saúde, pois facilitam o desenvolvimento de bactérias causadoras de doenças de pele, diarreia, infecções nos olhos, ouvidos, nariz e na garganta.

Então, como evitar a água verde na piscina?

Como já sabemos, a água verde na piscina é causada pela presença de algas no local, o que ocorre, sobretudo, em função da falta de tratamento ou manutenção equivocada. Para evitar a água verde na piscina, algumas dicas são fundamentais:

Nunca deixe a água parada

A água parada permite a proliferação das algas, que conferem a aparência verde à piscina. Portanto, filtre a água diariamente para mantê-la limpa e em movimento constante.

Retire folhas e galhos

O acúmulo de folhas, galhos e insetos que caem na piscina também afeta a cor da água. Por isso, passe, sempre, a peneira para retirá-los e lembre-se: é muito mais fácil remover esses detritos enquanto eles estão na superfície, ou seja, antes de eles se firmarem no fundo da piscina.

Procurando por Limpeza de Piscinas em Sorocaba? Confira:

De olho no tratamento

Utilizando  alguns medidores e produtos específicos, é possível avaliar e ajustar o nível da alcalinidade e o pH para evitar a água verde na piscina. O pH deve estar entre 7,2 e 7,6, e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm.

O residual de cloro livre na piscina, da mesma forma, deve ser monitorado com os mesmos estojos de testes. O seu nível ideal, para piscinas residenciais, é entre 1,0 e 3,0 p. p. m., sem o que a água não estará devidamente “protegida”.

Os produtos químicos são os responsáveis por manter a água sempre limpa e em condições próprias para uso. Quando o tratamento não é bem feito ou a periodicidade não é a ideal, uma das consequências é o aspecto esverdeado.

 

 

Mas, atenção! Fazer isso apenas nos finais de semana não ajudará a evitar a água verde na piscina! As algas proliferam-se com constância, portanto, é preciso tratar a água regularmente!

Para evitar que a sua piscina chegue a esse ponto, é preciso fazer um tratamento contínuo para que a água fique sempre limpa e clorada na medida certa. Existem equipamentos de alta qualidade que ajudam a manter a piscina sempre limpa e clorada, como os filtros que retiram o máximo de partículas de sujeira da água, os acessórios para limpeza que facilitam o processo de higienização, como as escovas, os aspiradores, e o Gerador de Cloro.

Procurando por Limpeza de Piscinas em Sorocaba? Confira:

Caso você não tenha tempo para realizar essa manutenção preventiva, vale a pena investir no trabalho de um profissional da área ou no tratamento automatizado na piscina da sua casa.

Apesar de que, na estação mais quente do ano, os cuidados devem ser redobrados devido ao uso mais frequente da piscina, ela demanda cuidados durante o ano todo, e não apenas no verão.

Mantenha a boa manutenção do local inclusive no inverno, para que a água não fique suja e impossível de ser recuperada: esteja sempre atento ao tratamento químico adequado e retire resíduos que caem na piscina.

Esses são alguns dos pontos essenciais para você evitar a água verde na piscina e poder desfrutar tranquilamente dela, ao lado de sua família e amigos. Para ter a manutenção ideal de sua piscina, é recomendável, também, conversar com o profissional de confiança de sua loja de piscinas preferida.

 

Fonte: nautilus.ind.br