Afinal, como escolher o melhor sistema de automação residencial?

AFINAL, COMO ESCOLHER O MELHOR SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL?

Conheça os principais fatores para escolher o melhor sistema de automação residencial para iniciar o seu negócio!

 

Como abrir uma empresa de automação residencial?

Os primeiros passos para um modelo de negócio são determinantes para que um investidor teste suas hipóteses, valide-o e prossiga seu empreendimento. Este é o script que muitas empresas – como startups – seguem, frente às diversas incertezas que encontram.

Não obstante, muitos negócios fracassam pois não conseguem encontrar o formato apropriado para suas soluções, demonstrando valor real ao seu consumidor.

Afinal, construir empreendimentos sustentáveis depende diretamente de um produto que inspire o desejoconquiste a confiança do clienteconvirja em compras recorrentes.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

No mercado de casas inteligentes, o cenário não é muito diferente. Após tomar a iniciativa de ser tornar um integrador de smart home, é preciso decidir qual o melhor sistema de automação residencial para seu negócio.

Diante de tantos fabricantes de sistema de automação residencial, o que é preciso levar em conta para optar pela solução tecnicamente completa e comercialmente viável?

Nesta postagem, mostramos os fatores determinantes para escolher o sistema de automação residencial mais apropriado para o seu sucesso!

5 PILARES DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: O QUE É ISTO?

Cinco Pilares de Automação Residencial

Sem dúvidas, o principal fator a ser observado na escolha do sistema de automação residencial é se ele dispõe dos cinco pilares essenciais em Domótica.

Para ser considerada uma solução de smart home completa, ela deve fazer o gerenciamento de todos os sistemas residenciais. Ou seja, ter habilidade para automatizar iluminaçãosegurançaáudio e vídeoclimatização e motorização de cortinas.

Poucos fabricantes no mercado nacional atingiram este nível técnico de automação. Estas soluções – em geral, cabeadas – possuem diversos métodos de comunicação entre centrais e aparelhosprocessamento em nuvem e ampla rede de dispositivos para ambientes.

Com estes recursos, a oferta é muito mais significante para o cliente, que pode personalizar totalmente seu projeto e economizar por várias maneiras.

Já abordamos como a sustentabilidade compõe os valores essenciais em Domótica. O sistema de automação residencial ideal deve combater o desperdício de energia, pelo funcionamento autônomo de sensoresdimerização e periféricos.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

Lembra quando falamos da importância do fit ideal do produto para a sobrevivência de um negócio na introdução?

Optar por um sistema de automação residencial completo capacita o integrador a construir tanto projetos integrados quanto simples, restrito a poucos sistemas.

Assim, seu serviço pode alcançar clientes com diferentes orçamentos, de construtoras até pequenas residências pessoais!

Por fim, ressaltamos que este também é um diferencial para explorar nichos do mercado de automação. Lembramos alguns deles e seus respectivos interesses, para ficar de olho nos próximos anos:

  • Automação corporativa, com foco em climatização;
  • Condomínios, como foco em iluminação externa;
  • Hotéis e pousadas, automação de toldos e bombas hidráulicas.

INTERFACES DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Interfaces do Sistema de Automação Residencial Minibox Wi-Fi

controle de automação é um fator essencial para que o usuário se adaptem a todos os recursos de casas inteligentes. Por isso, é essencial analisar quais interfaces de automação uma solução oferece ao usuário final.

As interfaces são os instrumentos de requisições e ordens de um sistema de automação residencial, para o gerenciamento de recursos de uma smart home.

É impossível pensar que qualquer projeto será bem sucedido, se não transparecer segurança e confiabilidade. Contar com boa usabilidade é essencial para que os comandos sejam executados com perfeição, em uma curva de aprendizado curta.

Lembre-se: nem todos os usuários se adaptam da mesma maneira à utilização das interfaces de automação. Cada um possui demandas de funcionalidade ou limitações físicas no comando de uma automação.

Um exemplo claro são os idosos e portadores de necessidades especiais, um público com visibilidade crescente no setor de tecnologia. Tanto que nosso segmento está concebendo a noção de automação assistiva, específica para estes públicos.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

Portanto, prefira um sistema de automação residencial que integre múltiplas opções de controle!

Hoje, as soluções de casa inteligente vão muito além de painéis e mesmo dos aplicativos mobile para tablet e smartphone. A mais nova interface touchscreen são os relógios inteligentes, como Apple Watch, que também executa comandos por voz.

Destacamos também os assistentes de voz inteligentes, a inovação em interface mais significativa dos últimos anos. Estes gadgets utilizam múltiplos microfones para reconhecer usuários e comandar equipamentos instalados em casa.

CAPACIDADE DE AUTOMAÇÃO WIRELESS

Sistema de automação residencial wireless

automação wireless é tecnologia que definirá os novos negócios em smart home dos próximos anos – talvez em definitivo.

Muitos integradores estão optando por esta solução, por serem produtos rentáveis e de oferta agregada ao consumidor.

O modelo de sistema de automação residencial sem fio, favorece a criação de projetos “enxutos”, que beneficiam consumidores e integradores simultaneamente.

Devido à sua flexibilidade, estes sistemas não demandam processos caros para sua instalação física. As soluções possuem processamento centralizado, com instalação simples, baseada em centrais wireless e dispositivos alimentados a bateria.

Todo o processo de integração da rede de dispositivos se torna bastante simplificado, pois são utilizados métodos conectáveis, como o código QR. Basta reconhecê-los no aplicativo e instalá-lo junto aos demais sistemas de casa!

Além da configuração rápida – o serviço é feito em um só dia -, este modelo é comercialmente excelente, por ser expansivo e customizável.

Por exemplo, um cliente iniciante, que aposta em uma smart home restrita, pode expandir sua automação ao comprovar o retorno sobre o investimento.

Assim, os integradores podem gerenciar clientes com longo tempo de vida, lucrando cada vez mais com novas instalações ao sistema inicial!

Pelo lado do cliente, o benefício está principalmente no baixo preço de entrada e que não demanda gastos elevados com obras – custam cerca de 1% da infraestrutura de obra.

DISPOSITIVOS E INTELIGÊNCIA LOCAL

Dispositivos de automação

Observar a qualidade dos dispositivos é determinante, principalmente para mensurar a capacidade autônoma de seu sistema de automação residencial.

Tenha em mente que a habilidade de uma solução complexa, corresponde a sua chamada inteligência local. Este princípio corresponde ao auto-gerenciamento do sistema, a partir da percepção das mudanças nos ambientes, processamento e geração destes dados.

No entanto, é preciso um verdadeiro “trabalho em equipe” inicial desempenhado pelos dispositivos. No nível de captação, os sensores de presença e luminosidade fazem este serviço, enquanto os atuadores e interfaces sensoras habilitam cenas.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

Temos também módulos que ajustam cargas elétricas (relés e dimerizadores), individualizam dispositivos (endereçamento) e exclusivos para canais de áudio e vídeo. São dezenas de aparelhos em um sistema de automação residencial!

Com todos estes aparelhos, o mais importante é que o integrador prefira fabricantes que ofereçam suporte e tempo de garantia apropriado. Estas duas vantagens, resguardarão o seu negócio de eventuais problemas com manutenção e empresas de baixa qualidade.

Não menos importante, observe se estas soluções contam processamento em nuvem e segurança de informação relacionada. Toda a tomada de decisão a partir de dos dados é feita nesta área, então se atente às atualizações de firmware e aplicativos.

CONCLUSÃO

Instalando sistema de automação residencial

Escolher seu primeiro sistema de automação residencial é uma tarefa complexa, pois é o ponto inicial para que seu modelo de negócio prospere.

Porém, esperamos que suas principais dúvidas estejam esclarecidas e que tenha percebido a importância de escolher uma empresa fabricante que demonstre confiança e que contribua para seu crescimento técnico e comercial.

Além disso, é muito importante contar com uma solução que valorize a sua diferenciação enquanto profissional. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial, já somos cerca de 700 empresas e milhares de integradores.

 

Fonte: https://www.neocontrol.com.br/news/sistema-de-automacao-residencial/