A utilização da madeira na construção civil

A madeira é um material naturalmente resistente e relativamente leve, por isso é frequentemente utilizada para fins estruturais e de sustentação de construções. Está presente em quase todas as etapas das obras de construção civil. Seja em formas, estruturas, esquadrias, pisos, forros, revestimentos e até na mobília e na decoração. Seu uso ainda é indispensável para muitos arquitetos e engenheiros por ser um diferencial de beleza e sofisticação, além de oferecer isolamento térmico e acústico e garantir a diminuição dos custos da obra.

Procurando por Madeiras em Sorocaba? Confira:

 

As técnicas de construção com madeira foram aprimoradas com o passar dos anos. Atualmente a madeira pode ter a mesma resistência de uma estrutura construída com outro material. O conforto de uma casa construída utilizando madeira é percebido através do ambiente sempre estável, mesmo nas épocas mais frias do ano.

A madeira possui características naturais que transformam cada objeto produzido em único. Sua variedade de espécies e suas diversas colorações acentuam ainda mais seu charme e exclusividade.

Se você escolheu a madeira para ser sua parceira na obra, é necessário certificar-se que ela possua certificação e esteja de acordo com os padrões de sustentabilidade. Importante também observar se não possui rachaduras, fungos ou nós que comprometam sua resistência. Ao realizar sua construção, fique atento a esses cuidados:

  • Aplique impermeabilizantes nos encaixes e nos apoios;
  • Utilize a madeira sempre 20 cm ou mais acima do solo;
  • Deixe espaço livre entre o assoalho e o solo e entre o forro e a cobertura para ventilação;
  • Procure adequar o projeto às peças com medidas de mercado;
  • Utilize as espécies mais adequadas ao seu projeto;
  • Procure utilizar as peças de acordo com o projeto, de forma a evitar perda com cortes desnecessários;
  • Verifique a possibilidade de reuso das peças, dando-lhe uma sobrevida maior. Isso significa economia de dinheiro e matéria-prima.

Procurando por Madeiras em Sorocaba? Confira:

Como saber se a madeira é de qualidade?

 

 

Para ter certeza da qualidade da madeira, é necessário verificar a idoneidade da madeireira e a procedência do material. Questões como reflorestamento e sustentabilidade são importantes na hora de decidir pelo utilizar esse material na sua obra. Conheça algumas espécies de madeira e suas respectivas vantagens:

  •  Angelim: fácil de trabalhar e muito utilizada em peças de decoração para exteriores e interiores, escadas, pisos, vigas, dormentes, estacas, tacos de assoalhos, vigamentos, etc;

  • Champanhe: muito resistente e firme. Usada em pontes, construção pesada, portos, estacas, obras imersas em ambiente de água doce, vigamentos, carpintaria, tacos, tábuas para assoalho;

  • Jatobá: muito resistente aos fungos e cupins. Utilizada em construção civil, estacas, carroçaria, postes, tonéis, dormentes, móveis finos, laminados, assoalhos, tanoaria, vigamentos;

  • Peroba: resistência mecânica e retraibilidade médias. Usoda em interiores, decoração, pisos, entalhes, esquadrias, móveis, peças torneadas, cabos de ferramentas;

  • Pinnus: madeira fácil de tratar, muito usada em ripas, partes secundárias de estruturas, cordões, guarnições, rodapés, forros e lambris, pontaletes, andaimes, formas para concreto.

Procurando por Madeiras em Sorocaba? Confira:

Vantagens no uso da madeira

A madeira é um produto de origem natural e renovável, cujo processo produtivo, em relação a outros materiais industrializados, exige baixo consumo energético. A construção civil recorre à madeira como matéria-prima há milhares de anos. Enquanto novas árvores forem plantadas e usadas de forma consciente, a madeira continuará disponível.

É um excelente isolante, isso permite uma importante redução da energia causada no aquecimento e climatização de edifícios. Por ser um isolante natural, a madeira reduz a quantidade necessária de climatização artificial nos ambientes, especialmente quando usada em portas, janelas e pavimentos. Também apresenta boas condições de absorção acústica, diminuindo o ruído nos ambientes e trazendo conforto e bem-estar para os seus moradores.

A madeira é um material fácil de trabalhar, por ser muito versátil, pode ser usada de formas variadas e cumpre com determinadas especificações, de acordo com o tipo de aplicação pretendida.

É uma matéria-prima que não oxida. O metal, por exemplo, quando é levado à altas temperaturas pela ocorrência de fogo deforma-se, perdendo sua função estrutural. Já a madeira possui a capacidade de ser reutilizada diversas vezes.

 

Produtos de madeira sustentável

Existem no mercado diversas opções de produtos derivados da madeira certificada, que se adaptam aos mais variados projetos e utilidades, como painéis de MDF (Medium Density Fiberboard), amplamente usado na indústria moveleira, substituindo com qualidade e resistência a madeira maciça. Outra opção ecologicamente correta é a madeira ecológica, um produto que tem como matéria-prima resíduos plásticos descartados pela indústria e lascas de madeira oriundas de serrarias legalizadas.

 

 

Os laminados também são muito encontrados como opção sustentável, são revestimentos para aplicação nos painéis de MDF, com textura e padrões que imitam a madeira. Têm fácil aplicação e bastante durabilidade e maior resistência que as lâminas naturais. E, por fim, os painéis estruturados, traduzidos em revestimentos laminados compactos, indicados para uso em prateleiras, divisórias convencionais, portas, móveis entre outros. Possui estabilidade, alta resistência ao desgaste, umidade, impacto, calor e manchas. São muito utilizados em banheiros públicos, shoppings, aeroportos e lugares com grande público.