7 dicas para te ajudar a fazer uma limpeza pós-obra eficiente, rápida e segura

Colocar a limpeza pós-obra como um item no cronograma e orçamento da obra facilita muito o processo, já que essa etapa da construção pode trazer bastante desgaste físico para muita gente! Por ser muito trabalhosa, essa etapa exige um pouco de planejamento e cuidados especiais. Separamos algumas dicas práticas que vão te mostrar como fazer uma limpeza pós-obra adequada e agilizar o processo!

Procurando por Limpeza em Sorocaba? Confira:

1. Matenha a organização durante a obra

Utilize produtos específicos para limpar cada parte da casa, sem esquecer das janelas e vidros.

Em qualquer obra, é claro que serão gerados muito entulho, poeira, restos de embalagens e fios, ferramentas quebradas ou desgastadas etc. Porém, é importante manter uma organização mínima, não deixando a sujeira acumular sujeira e evitando guardar entulho. Defina um local de descarte dos resíduos e oriente os pedreiros a irem descartando o que não serve ao longo de toda a obra. Antes do final de cada dia, oriente-os a guardarem 15 minutos do horário final para limpar o "grosso" da poeira e guardar bem as ferramentas e materiais.
Essa organização ao longo de toda a obra, além de liberar espaço e facilitar o trabalho, tornará a limpeza pós-obra mais fácil.

Procurando por Limpeza em Sorocaba? Confira:

2. Monte um cronograma de limpeza


Utilize luvas e máscara de proteção durante todo o processo

Faça um planejamento antes de iniciar a limpeza pós-obra. Comece escolhendo os cômodos mais importantes e que serão mais utilizados na casa para limpar, defina quais lugares são prioridade e faça a higienização por partes, não precisa terminar tudo em apenas 1 dia. Ter isso em mente vai evitar que você ultrapasse o limite do seu corpo e abandone a tarefa antes de concluí-la. Você pode começar pelo banheiro e pelos quartos, depois ir para a cozinha e por último o restante da casa. A medida que a limpeza vai sendo executada, você se sente mais motivado a continuar.

Procurando por Limpeza em Sorocaba? Confira:

3. Só realize a limpeza pós-obra se tudo estiver concluído

Algumas pessoas cometem o erro de iniciar a limpeza quando os pedreiros ainda estão realizando instalações e fazendo acabamentos na obra, o que gera um risco enorme de estragar instalações e acabamentos na pintura ou móveis.

Muitas vezes essa precipitação causa estragos e retrabalho, por isso, só é recomendado iniciar a limpeza pós-obra quando absolutamente tudo estiver sido concluído e os pedreiros não estiverem mais no local.

Procurando por Limpeza em Sorocaba? Confira:

4. Isole e proteja os acabamentos e instalações elétricas

Antes de iniciar a limpeza pós-obra, é necessário tomar alguns cuidados para não estragar o que foi feito. Para evitar acidentes com gesso, tomadas e interruptores, você deve isolar esses locais e deixá-los longe do contato com a água. Utilize lonas, plástico, fita adesiva, mantas e cobertores velhos ou papelão para proteger as instalações e os móveis antes de iniciar a faxina.

5. Faça a limpeza de cima para baixo

Para tornar a limpeza pós-obra mais eficiente, é necessário adotar alguns métodos básicos, um deles é iniciar a limpeza de cima para baixo. No caso, você vai iniciar a faxina pelo teto, depois irá limpar as paredes e por último o chão. Utilize luvas e máscaras durante todo o serviço e tome cuidado para não prejudicar os acabamentos da obra.

6. Comece limpando o que é maior e mais visível

Outra dica para tornar a limpeza pós-obra mais eficiente, é começar pelo "grosso", o que é mais visível. Recolha todas as ferramentas espalhadas pela casa, descarte o lixo e tire móveis e objetos para abrir espaço para a higienização. Retire resíduos de cimento, massa corrida, tinta e qualquer outro material seco primeiro, depois utilize uma vassoura ou aspirador de pó para remover a poeira. Por último, lave tudo com água e sabão, sem esquecer dos vidros das janelas.

Procurando por Limpeza em Sorocaba? Confira:

7. Utilize produtos específicos para esse fim

Sujeira de materiais como cimento, argamassa, gesso e tinta são muito mais difíceis de remover do que uma sujeira do cotidiano de uma residência. Por isso, é necessário utilizar materiais específicos para realizar a limpeza pós-obra. Você pode utilizar produtos específicos indicados para a limpeza de cada resíduo, seguindo corretamente as instruções indicadas no verso da embalagem para evitar arranhar ou estragar os acabamentos da obra.