6 dicas para escolher os melhores materiais de construção

Na hora de construir, todo cuidado é pouco. Por isso, os diretores de construtoras e os administradores da área comercial devem observar certos critérios quando forem escolher o material necessário para a obra.

Os materiais de construção influenciam muito no resultado final da obra, na sua durabilidade, aparência, segurança e funcionalidade. Não é recomendável, portanto, comprar materiais apenas visando o preço, pois eles podem ser muito baratos, mas com qualidade baixa.

A construção envolve muitos riscos, e uma das formas de minimizar o perigo é justamente comprando materiais de boa qualidade.

Confira algumas dicas úteis para adquirir os melhores materiais de construção!

Procurando por materiais de construção em Sorocaba? Confira aqui!

Ciclo de vida e condições físicas

O ciclo de vida de um material envolve seu desempenho, disponibilidade e durabilidade ao longo do tempo. Ou seja, quanto tempo o material leva para começar a degenerar, a entrar em processo de corrupção ou ineficiência? Qual o seu tempo de vida útil?

Cimento e areia, por exemplo, devem ser comprados pouco tempo antes do início da obra, evitando assim que reduzam sua qualidade e eficiência devido ao empedramento.

Já os tijolos devem ser bem selecionados, evitando a compra daqueles que apresentam fissuras e poderão perder a utilidade em menos tempo.

Sustentabilidade

A economia sustentável procura alicerçar todas as suas obras e atividades em estratégias, técnicas e produtos que gerem menos impacto sobre o meio ambiente. Dessa forma, é preciso certificar-se de que os materiais adquiridos não vão causar danos à natureza.

Deve-se considerar, em relação a eles:

  • Capacidade de reutilização
  • Capacidade de reciclagem
  • Tempo de decomposição

O aço inoxidável é um bom exemplo de material adequado para as instalações hidráulicas e outras finalidades, pois não agride o meio ambiente e tem uma vida útil longa.

Propriedades físicas

O conhecimento das propriedades físicas do material ajuda muito a conferir conforto, segurança, resistência e durabilidade à obra. Um material durável é aquele que não necessita de constantes substituições, nem de manutenções frequentes e cujo tempo de vida útil é muito longo ou mesmo indeterminado (para instalações elétricas, por exemplo, o ideal é usar cobre e não ferro oxidável).

Já a resistência é fundamental para garantir que a estrutura da construção ficará firme e confiável (concreto protendido é um exemplo de material altamente resistente e durável). A resistência ao fogo é outra qualidade que o material deve apresentar a fim de minimizar as possibilidades de incêndios e proteger a edificação contra eles.

A capacidade térmica ideal contribui para melhor eficiência do projeto e para oferecer mais conforto ao cliente final, evitando calor ou frio excessivos e diminuindo os gastos com energia.

O isolamento acústico, por sua vez, permite o controle sobre os ruídos externos e a propagação interna do som.

Custos

A análise de custos com um material deve considerar não somente o momento presente, mas também o que será gasto com manutenções, substituições, consertos, impactos no meio ambiente e na própria saúde dos clientes.

Procurando por materiais de construção em Sorocaba? Confira aqui!

Estética

A boa aparência da obra, conferida pelos materiais utilizados, também é um fator importante na hora de escolher.

A construção é também uma obra de arte e deve ser tratada assim, independente das preferências. Aço para construções de estilo mais moderno, tijolos para aquelas de estilo tradicional, mármore e granito para os inovadores e assim por diante.

Marca

A marca pode influenciar bastante na qualidade do material. Opte pelas marcas mais conhecidas — já consagradas no mercado — ou por aquelas que sejam mais novas, mas que gozem de boa reputação entre os consumidores.

Encontre aqui telefones e endereços de lojas de materiais de construção em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: 

(via)