Vidraçaria: conheça alguns tipos de vidros disponíveis no mercado

A história de como o vidro foi descoberto ainda continua um mistério. Alguns historiadores dizem que foram descobertos objetos de vidro nas necrópoles egípcias, ou seja, que ele já era utilizado há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã. Outros historiadores dizem que navegadores fenícios foram os primeiros a descobrir e dar o pontapé inicial na indústria do vidro, quando improvisaram uma fogueira utilizando blocos de salitre e soda e depois de um tempo, perceberam que do fogo escorria uma substância que se solidificava imediatamente.

Procurando por Vidraçarias em Sorocaba? Confira:

A partir desse momento, a indústria e a manipulação do vidro foi se desenvolvendo cada vez mais, tanto que hoje em dia, existem diversos tipos de vidros disponíveis no mercado em Sorocaba.

Pensando nisso, para ajudar você a escolher o vidro ideal e não errar na escolha do vidro ideal para sua obra, preparamos uma lista com a diferença de alguns tipos de vidro que você pode encontrar em diversas vidraçarias. Confira.

Vidro comum


Também pode ser conhecido como vidro float e é a composição mais básica do vidro, antes de receber tratamento. Por não possuir nenhum tratamento, este é o vidro mais barato para se comprar em vidraçarias.

Vidros de segurança

Os vidros de segurança se dividem em três classificações, podendo ser do tipo temperado, laminado ou aramado. Estes tipos de vidro são os mais recomendados em para ambientes que necessitam de maior resistência, como janelas, boxes de banheiro, mesas e etc.

O vidro temperado é o vidro que passa pelo processo de têmpera, ou seja, ele é resfriado e aquecido subitamente. Este processo o deixa muito mais resistente e seguro, pois se caso ele quebrar, não formará cacos pontiagudos, e sim arredondados. Despois de o vidro passar por este processo ele não pode ser perfurado e cortado.

O vidro laminado é a junção de duas camadas de vidro comum com uma pequena película feita de resina ou PVB do meio. Esta película serve para impedir que os cacos se espalhem, caso quebrem. A película também serve como um isolante acústico, por isso este vidro é muito procurado em vidraçarias para ser usado em divisórias, portas, janelas, fachadas e coberturas.

O vidro aramado é um vidro impresso translúcido que possui uma grelha metálica que segura o vidro. Este tipo de vidro possui uma alta resistência ao fogo.

Procurando por Vidraçarias em Sorocaba? Confira:

Vidro Jateado

O vidro jateado é aquele que possui uma textura opaca, de maneira que permita a visão apenas de um dos lados. 

Vidro Acidado

O vidro acidado, como o vidro jateado, também é um pouco opaco. A diferença entre os dois é que no acidado, podem existir variação de cores e não possuem uma das laterais porosas.

Vidro Impresso

O vidro impresso, também conhecido como vidro fantasia, compõem o vidro aramado mas também pode ser utilizado sozinho. Ele é translúcido e as suas faces podem conter desenhos ou texturas impressas. Esta impressão pode ser feita em diversos tipos de vidro com o objetivo de usá-los na decoração, além de proporcionar privacidade, já que o desenho impresso no vidro pode bloquear a visão parcialmente.