Telhas e suas principais características

Quando se fala de telhado, nota-se que existem diversos tipos de telhas, e nessa grande possibilidade de opções, fica difícil saber como é cada uma, de que material é feito e o modelo, formato e encaixe variam muito. Além de que o telhado é uma parte da casa que, também é funcional e desempenha um papel de suma importância, tanto que vem cada vez mais ganhando notoriedade em projetos de arquitetura, pois influencia de modo direto no aspecto e aparência da construção.

Com tudo isso, conhecer os tipos de telhas e suas características é essencial para se fazer a melhor escolha para qualquer projeto, seja de uma reforma, uma construção do zero ou uma obra industrial. Veja abaixo alguns tipos de telhas para entender mais sobre suas características.

Telha Cerâmica (barro)


As telhas de cerâmicas são amplamente usadas pelo Brasil afora e é uma das mais antigas formas de coberturas de construções. Asseguram uma ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo com que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo. Uma das desvantagens desse tipo de telhado é que a telha de cerâmica necessita de manutenção frequente, já que é possível que algumas telhas venham a trincar.

Telha de Concreto


As telhas de concreto, também conhecidas como telhas de cimento, são mais novas no mercado. Também asseguram conforto térmico e variabilidade de formas e cores. São impermeáveis às chuvas, diferente das telhas de cerâmicas que absorvem um pouco de água.

Telhas de fibrocimento

São as mais usadas e proporcionam o melhor custo/benefício do mercado. O fibrocimento é caracterizado por ser um material (amianto) leve e resistente o que facilita sua instalação. Podem ser encontradas no mercado em diferentes espessuras sendo o tamanho mais comum, as telhas mais longas que, são ideias para coberturas com pouca inclinação.

Telha de Vidro


Para quem precisa de iluminação em um ambiente, pode optar pela telha de vidro que é usada junto à telha de cerâmica ou de concreto. São utilizadas mescladas com as telhas de cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos em ambientes que precisam de iluminação. O único ponto negativo da telha de vidro, é em relação a fragilidade, já que pode trincar com maior facilidade.

Telha Metálica Galvanizada


São telhas de aço que passam pelo processo de galvanização ou zincagem para proteger o aço da telha da corrosão atmosférica. Essas telhas têm perfil trapezoidal e perfil ondulado. O telhado galvanizado é muito resistente a intempéries naturais, como ventos, chuvas ou tempestades, e apesar de ser de fácil instalação é necessário ser bem fixada para evitar problemas.

Telha Ecológica


A telha ecológica é feita a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina. As cores (vermelha, verde, preta e marrom) são obtidas a partir de pigmentação. Elas são leves e sua instalação é fácil, seu estoque e transporte são fáceis (pois a telha é flexível) e reduzem o número de quebras / perda de material. É recomendado que seja utilizada mão-de-obra especializada. Seu uso colabora na proteção ao meio ambiente e traz benefícios para o consumidor. Este material sustentável pode ser encontrado em várias lojas de materiais de construção.