Qual a melhor tinta para minha obra?

Nós já falamos aqui no blog do guia sobre os mais variados tipos de tintas existentes no mercado e suas indicações, você pode ler o post Tintas e pinturas do planejamento a mãos de obra clicando aqui.

Há uma dúvida muito comum a respeito do tipo de tinta certo para a sua obra, por isso, vamos tentar colocar os exemplos mais comuns utilizados hoje no mercado da construção civil, para tentar entender qual se encaixa melhor a sua necessidade.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

TINTA ACRÍLICA PVA


A tinta acrílica é feita a base de água e tem em sua composição resinas acrílicas, ela possui secagem rápida sendo encontrada no mercado em acabamentos diferentes, falaremos sobre eles a seguir.

Bastante usada para ambientes internos ela é funciona melhor ainda em ambiente úmidos e externos sua principal característica e vantagem é a impermeabilidade.

A variedade de tintas acrílicas no mercado é gigante falaremos um pouco mais sobre as mais populares, as tintas acrílicas emborrachadas, tintas acrílicas laváveis e tintas acrílicas sem cheiro.

As tintas acrílicas emborrachadas são comumente usadas externamente nas obras, possuem características de redução térmica e acústica, além de alta resistência e flexibilidade, continua com as características originais de impermeabilidade da tinta acrílica, tornando-a em uma película elástica, de alta resistência e ainda impermeável que acompanha a dilatação e a retração oriunda da mudança de temperatura.

A tinta acrílica emborrachada tinha como seu principal uso a pintura de telhados, porém o mercado já apresenta opções que são viáveis tanto para uso externo e interno.

A tinta acrílica lavável possui um aditivo que age nas paredes, após secagem a tinta ganha uma película fazendo com que líquidos hidrofílicos sejam repelidos, ou seja, a parede vai repelir líquidos como café, refrigerantes e vinhos.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Lembrando que a tinta acrílica lavável é encontrada em vários acabamentos, alguns deles apresentam manchas durante a lavagem, por isso é interessante procurar saber até onde a tinta acrílica lavável de sua preferência atua.

Já as tintas acrílicas sem cheiro possuem odor reduzido e o cheiro sai do ambiente depois de algumas horas da aplicação, ideais para quem quer retocar algumas paredes da casa ou está fazendo uma reforma.

É importante lembrar que apesar de não ter odor as tintas acrílicas sem cheiro, precisam ter sua aplicação feita com o devido cuidado, e crianças, idosos ou adultos com alergias ainda assim devem ficar fora do ambiente por algumas horas.

As tintas acrílicas encontram-se em vários acabamentos o que deixa sua aplicação livre a qualquer intenção estética, são ótimas para pinturas internas e pinturas externas pela sua impermeabilidade.

TINTAS LÁTEX OU PVA


Também a base de água tem na sua composição a substância Acetato de Polivinila, é de fácil aplicação e tem secagem rápida, o seu acabamento é ótimo e ao ser usada para cobrir outra camada de tinta existente.

A tinta látex não é lavável, após aplicada se algo sujar você pode passar apenas um pano úmido para realizar a limpeza.

A película criada pela tinta látex mantém sua plasticidade por mais tempo e é mais resistente a fungos e alteração de cores, também tem baixa transpirabilidade, ou seja, a parte não respira tanto, quanto a tinta acrílica, por exemplo, o que aumenta a chance de criar bolhas se houver infiltração interna por isso o seu uso é recomendado em áreas secas, com baixa probabilidade de infiltrações.

TINTA ESMALTE

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

A tinta esmalte, é um produto não solúvel em água, antigamente levava óleo em sua composição, hoje em dia material sintéticos substituem o óleo, na base para tinta geralmente.

Se você estiver procurando tinta para aplicação em madeira ou ferro, a tinta esmalte garante um melhor acabamento nesses materiais, estruturas metálicas leves como corrimãos de escadas, ou mesmo esquadrias de alumínio, por exemplo falamos delas, neste post.

O acabamento da tinta esmalte é bem diferenciado, em sua versão mais comum a tinta esmalte possui alto brilho, porém pode ser encontrada na versão fosca, ainda assim é de fácil reconhecimento depois de aplicada, e tem um acabamento muito bonito.

Outra vantagem da tinta esmalte é a lavagem fácil da superfície, locais onde exista muito manuseio tem sua manutenção e limpeza facilitada com a película criada pela tinta esmalte, essa mesma vantagem torna a aplicação deste tipo de tinta direto na parede inadequada, podendo acarretar em bolhas e descascamento.

É uma tinta que tem um custo mais elevado se comparada as tintas acrílicas e tintas látex, contudo seu uso também é mais específico e direcionado a pequenas áreas e acabamentos.

Estes são os principais tipos de tintas usadas na obra da sua casa, esperamos ter tirado algumas dúvidas quanto aos tipos de tinta e lhe ajudado a escolher com mais segurança qual tipo comprar para sua obra ou reforma. Comente suas dúvidas que responderemos o mais rápido o possível.