Revestimento a base de Cal, como funciona?

CAL HIDRATADA TRAÇOS PROPORÇÃO E USO

A Cal é um elemento de extrema importância em uma construção ou obra, o uso desse produto é datado desde a antiguidade, e é usado de maneira abrangente em vários pontos da obra.

Obtido pelo processo de decomposição térmica de rochas calcárias, o óxido de cálcio (CAO) é conhecido popular e comercialmente pelo nome de cal, o produto da extração por decomposição térmica é a cal virgem, mas nas construções em sua maioria é utilizada a cal hidratada, que como o próprio nome indica é a cal virgem com água (Ca(OH)2) que tem propriedades aglomerantes, parecidas com as do cimento, porém a sua diferença está em como o produto é enrijecido.

Procurando por Cimento e Cal em Sorocaba? Confira:

A cal hidratada é usada na criação de argamassas, para tanto ela é misturada com areia, água e cimento, as medidas de quantidades usadas na argamassa são conhecidas como “traços", cada tipo de argamassa leva mais ou menos “traços" de cada elemento, por exemplo, se você está fazendo argamassa para revestimento interno a quantidade ou “traço" de cada componente da argamassa é diferente do que é usado para criar uma argamassa de revestimento externo, por exemplo.

O traço é definido por modelos numéricos, esses geralmente seguem a seguinte proporção: CIMENTO : CAL : AREIA. Uma argamassa de assentamento, por exemplo, tem as proporções 1 : 1 : 6, ou seja, 1 parte de cimento, 1 parte de cal e 6 partes de areia. A quantidade de traços varia um pouco de profissional para profissional, e também pode ter seus valores afetados pelo tipo de obra, ou por qual é a finalidade da argamassa. Por isso nós do Guia do Construtor sempre recomendamos uma maior atenção na escolha dos produtos e contratação de profissionais.

 

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE REVESTIMENTO

 

O processo de revestimento geralmente se dá em duas ou três partes, são elas chapisco, massa grossa e massa fina.

 

 

O chapisco é composto apenas por areia e cimento e geralmente nas proporções 1:6 até 1:10 e é aplicado direto na base de alvenaria, com o intuito de torná-la áspera e aderente, usualmente o chapisco é aplicado na espessura de 3mm a 5mm e ajuda na fixação de massa grossa.

 

Se você está procurando por cimento e cal em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

Procurando por Cimento e Cal em Sorocaba? Confira:

A massa grossa, também conhecida como “emboço", é destinada à correção de quaisquer irregularidades na base e a proteção de possíveis danos que podem ser causados pelo clima e pelo tempo, tem espessuras diferentes dependendo de onde é aplicada, no caso da aplicação interna é recomendada a medida de 1,5cm a 2cm de espessura e quando externamente na fachada é recomendada a medida de 3cm a 4cm de espessura, já a proporção do traço varia de 1:1:6 e 1:2:9.

Em obras mais rústicas é costume alisar a massa grossa deixando-a limpa, mas para isso é necessário que a areia que vá compor o emboço seja peneirada, para retirada de qualquer pedra que possa impedir um acabamento perfeito.

A massa fina é a última parte do processo de revestimento, também conhecida como “reboco" a massa fina serve para dar acabamento deixar a superfície mais uniforme e lisinha, para aplicação de tinta ou em alguns casos de massa corrida que já faz parte do processo de pintura, a massa fina leva esse nome justamente pela escolha da areia em sua composição, nesse caso usa-se uma areia mais fina que a da massa grossa, sua aplicação pode ser substituída por acabamento em gesso.

O processo de revestimento na totalidade, é um processo difícil a escolha do produto adequado assim como um profissional de confiança fazem a diferença sempre, também é importante lembrar que cada profissional saberá a necessidade de sua obra, sendo assim as proporções podem variar de acordo com o profissional.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o processo de revestimento a base de cal, com isso esperamos que você consiga escolher com facilidade seu produto ou profissional, e possa economizar com reformas optando por um produto e profissional de melhor qualidade.

O processo de utilização dos produtos deve ser respeitado, se não certamente haverá trincas, rachaduras e desperdício, alguns lugares do brasil não tem cal, por isso nesses lugares o cal pode ser mais caro, por outro lado, outras maneiras e opções de revestimento podem ser mais viáveis e exploradas de maneiras diferentes e criativas, assim como com o processo de revestimento a base de cal.