Pintura: do profissional ao planejamento

Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.

O pintor é o profissional responsável pelo trabalho de proteção e decoração de paredes e outras superfícies. Atualmente os pintores de construção civil, desenvolvem a sua profissão em algumas áreas específicas como: pintura de exteriores, pintura de interiores e pintura decorativa. O trabalho de pintor abrange uma vasta área, que vai até os pintores de construção civil – que pintam paredes de casas e de apartamentos – até os pintores industriais – que mexem com uma pintura mais complexa, mais voltada para fábricas e empresas.
No mercado existem inúmeras empresas e profissionais que desenvolvem a atividade de pintura de construção civil.

No campo da construção civil a pintura corresponde a um procedimento de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, na maioria das vezes, muito amplas, resultando num alto custo. É um trabalho delicado e exige que o profissional entenda tudo sobre as melhores tintas e os melhores equipamentos para cada tipo de trabalho, com isso, aquele profissional que tiver formação técnica e experiência para a prática dessa atividade, será mais indicado.
No mercado existem inúmeras empresas e profissionais que desenvolvem a atividade de pintura de construção civil, portanto fique atento ao cotar orçamentos às questões apresentadas acima para fazer uma boa escolha.

Abaixo, seguem algumas dicas importantes para se fazer um bom planejamento de pintura

Escolha da cor
Uma boa escolha das cores é fundamental para que o resultado fique perfeito. Para um melhor efeito visual da tinta, procure por produtos que se adaptem melhor às condições climáticas de sua região. Não economize na escolha da tinta. A exposição contínua ao sol e chuva poderão fazer com que uma tinta de menor qualidade escorra e desbote ao longo do tempo, dobrando o falso investimento econômico.

Condições climáticas
Fique atento às previsões do tempo. Em um país tropical como o Brasil, os períodos de calor intenso e chuvas inesperadas são comuns especialmente no verão. Por isso, recomenda-se que você prepare a pintura pelo menos durante uma semana inteira sem previsões de chuva. Desta forma, a tinta poderá secar rapidamente e os toques poderão ser dados de uma só vez.

Medição da área
Este é um momento importante para contar com a consultoria especializada de um profissional. Medir corretamente a área a ser pintada evita que você gaste dinheiro com a quantidade a mais de tinta. Algumas informações importantes como, quantos metros quadrados tem a casa, quantas demãos de tinta serão necessárias e qual o efeito desejado na tinta, são fundamentais para que o cálculo final seja o mais próximo o possível do planejado.

Impermeabilizante
Um item de extrema importância na pintura de sua casa, é a utilização de um bom impermeabilizante para proteger as paredes de sua casa. Isto protegerá sua parede de infiltrações e umidade, dando mais durabilidade e qualidade na aplicação da tinta.