Pintura: do profissional ao planejamento

Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

O pintor é o profissional responsável pelo trabalho de proteção e decoração de paredes e outras superfícies. Atualmente os pintores de construção civil, desenvolvem a sua profissão em algumas áreas específicas como: pintura de exteriores, pintura de interiores e pintura decorativa. O trabalho de pintor abrange uma vasta área, que vai até os pintores de construção civil – que pintam paredes de casas e de apartamentos – até os pintores industriais – que mexem com uma pintura mais complexa, mais voltada para fábricas e empresas. No mercado existem inúmeras empresas e profissionais que desenvolvem a atividade de pintura de construção civil.


Imagem: Unsplash

No campo da construção civil a pintura corresponde a um procedimento de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, na maioria das vezes, muito amplas, resultando num alto custo. É um trabalho delicado e exige que o profissional entenda tudo sobre as melhores tintas e os melhores equipamentos para cada tipo de trabalho, com isso, aquele profissional que tiver formação técnica e experiência para a prática dessa atividade, será mais indicado.
No mercado existem inúmeras empresas e profissionais que desenvolvem a atividade de pintura de construção civil, portanto fique atento ao cotar orçamentos às questões apresentadas acima para fazer uma boa escolha.

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Abaixo, seguem algumas dicas importantes para se fazer um bom planejamento de pintura

Escolha da cor da pintura

Uma boa escolha das cores é fundamental para que o resultado fique perfeito. Para um melhor efeito visual da tinta, procure por produtos que se adaptem melhor às condições climáticas de sua região. Não economize na escolha da tinta. A exposição contínua ao sol e chuva poderão fazer com que uma tinta de menor qualidade escorra e desbote ao longo do tempo, dobrando o falso investimento econômico.

Há uma variedade enorme de cores no mercado, por isso, é importante planejar previamente a sua pintura.

Condições climáticas para a pintura

Fique atento às previsões do tempo. Em um país tropical como o Brasil, os períodos de calor intenso e chuvas inesperadas são comuns especialmente no verão. Por isso, recomenda-se que você prepare a pintura pelo menos durante uma semana inteira sem previsões de chuva. Desta forma, a tinta poderá secar rapidamente e os toques poderão ser dados de uma só vez.

Procurando por Pintores em Sorocaba? Confira:

Medição da área da pintura

Este é um momento importante para contar com a consultoria especializada de um profissional. Medir corretamente a área a ser pintada evita que você gaste dinheiro com a quantidade a mais de tinta. Algumas informações importantes como, quantos metros quadrados tem a casa, quantas demãos de tinta serão necessárias e qual o efeito desejado na tinta, são fundamentais para que o cálculo final seja o mais próximo o possível do planejado.

Impermeabilizante para a pintura

Um item de extrema importância na pintura de sua casa, é a utilização de um bom impermeabilizante para proteger as paredes de sua casa. Isto protegerá sua parede de infiltrações e umidade, dando mais durabilidade e qualidade na aplicação da tinta.