8 dicas para usar corretamente o aquecedor a gás e economizar na conta

O uso de aquecedores de passagem a gás traz conforto para atividades cotidianas como tomar banho e lavar a louça. Isso é potencializado com a aproximação dos dias mais frios, quando não há como abrir mão deste conforto.

Assim como o chuveiro elétrico, esse tipo de equipamento exige alguns cuidados para otimizar seu funcionamento.

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

Para um banho quente e confortável no inverno, é preciso observar o funcionamento correto do aquecedor de passagem.
Foto: PixabayPara um banho quente e confortável no inverno, é preciso observar o funcionamento correto do aquecedor de passagem. Foto: Pixabay

Hamilton Azevedo, gerente de Serviços ao Cliente da Companhia Paranaense de Gás Natural (Compagás),separou algumas dicas:

1 – Mantenha a manutenção do aquecedor em dia

“É aconselhável a revisão dos equipamentos a cada seis ou oito meses, ou conforme a orientação do fabricante”, afirma Azevedo. Ele faz uma lista dos itens que precisam ser checados em cada revisão: dutos da chaminé, pressão, bicos de entrada do gás e da água e queimadores.

2 – Observe a vida útil do equipamento

O gerente da Compagás alerta para o prazo determinado pelo fabricante para a substituição do aquecedor. Quando esse prazo se esgota, é necessário trocar o equipamento.

3 – Cuidado com a temperatura

Regule a temperatura da água do aquecedor “de forma que seja necessário acionar somente o registro de água quente na hora do banho”, aconselha Azevedo. A prática de abrir tanto a torneira de água quente quanto a de água fria para “equilibrar” a temperatura aumenta o consumo de gás.

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

4 – Em caso de ausência, feche o registro de gás

Essa medida está ligada à segurança. Quando for passar vários dias fora de casa, por exemplo, durante as férias, mantenha o registro do gás fechado. A medida vale também para o registro de gás do fogão.

5 – Fique de olho no funcionamento do aquecedor.

Caso ele não esteja acendendo imediatamente após a abertura da torneira de água quente, verifique se a instalação foi feita corretamente. Se necessário, chame um técnico.

 

Se você está na busca por aquecedores em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

6 – Não instale ou faça a manutenção do aquecedor por conta própria

Além da possibilidade de estragar o equipamento, esse tipo de atitude põe em risco sua segurança e a dos demais moradores da casa ou prédio. Quando se trata de equipamentos a gás, chame sempre “profissionais habilitados e/ou assistências técnicas autorizadas e com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea)”, recomenda Azevedo.

7 – Mantenha a ducha e as torneiras de água quente sempre limpas

Embora esses cuidados não influenciem o consumo de gás, segundo o especialista, eles permitem um controle melhor da temperatura desejada. “A sujeira na ducha pode afetar a vazão da água (para uma menor vazão) e, com isso, tem-se uma temperatura maior na ducha e diferente da registrada no aquecedor”.

8 – Durante o inverno, cuidado dobrado

“O mais indicado é que aquecedores a gás sejam instalados na área de serviço, porque costuma ser o ambiente mais arejado da casa. Essas indicações valem para o ano todo, mas no inverno, quando a tendência é manter portas e janelas fechadas, o cuidado deve ser maior”, afirma Azevedo.


Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

Observe o tempo de vida útil do seu aquecedor de passagem e não use por um período maior do que o recomendado. 
Foto: Ivonaldo Alexandre / Arquivo Gazeta do Povo

Observe o tempo de vida útil do seu aquecedor de passagem e não use por um período maior do que o recomendado.
Foto: Ivonaldo Alexandre / Arquivo Gazeta do Povo

Dicas de Segurança

  • Verifique se a chama dos equipamentos é de cor azul; se for de outra cor (amarela, alaranjada ou roxa) os equipamentos estão funcionando de forma defeituosa. Nesse caso, chame um profissional qualificado para que revise o equipamento e a ventilação.
  • Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.
  • Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. A prática é perigosa.
  • Procure observar sempre se há vazamentos em aparelhos e instalações e, em caso positivo, elimine rapidamente qualquer dano identificado.
  • Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.
  • Para uma segurança ainda maior é importante que seja detalhada, na execução dos projetos de engenharia, a ventilação adequada das áreas onde esses aparelhos serão instalados, bem como a correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma da ABNT que descreve as medidas necessárias para a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível é a NR 13103.
Fonte: Companhia Paranaense de Gás Natural (Compagas)

Via http://www.gazetadopovo.com.br/haus/imoveis/oito-dicas-para-usar-corretamente-os-aquecedores-a-gas/