Andaimes e EPIs: sua obra sempre segura

Com diferentes usos nas obras, desde a construção e solidificação da base até acabamentos e pinturas, os andaimes são ferramentas fundamentais de todo o trabalhador da construção civil.

Existem diferentes tipos de andaimes: andaimes fachadeiros, andaimes apoiados, andaimes móveis, andaimes em balanço, andaimes suspensos, andaimes suspensos mecânicos, entre outros. Falaremos sobre os diferentes tipos de andaimes em algum momento.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:



É importante que haja segurança em todo o processo de utilização dos andaimes, seguido todas as regras e normas acerca da sua utilização, muito antes de começar o trabalho, para que não ocorram acidentes.

Equipamentos de Segurança: EPIs

Os EPIs são importantes para todos os trabalhadores da construção civil, trabalhar em altura elevada aumenta ainda mais a necessidade do uso dos EPIs de maneira correta, é recomendado o uso dos seguinte equipamentos:

Cinto de segurança tipo paraquedista: com tira dupla, ligam-se ao sistema de segurança prevenindo a queda do profissional, caso haja desequilíbrio.

Capacete: protege o profissional da queda de ferramentas ou outros materiais,

Cinto porta objetos: mantém as ferramentas em uma posição de fácil acesso, possibilitando que o profissional mesmo durante o trabalho tenha suas mãos livres, para movimentação sobre a estrutura.

Botas antiderrapantes com ponteira: as botas protegem também o profissional da queda de materiais e ferramentas, além de prevenir escorregões e deslizes.

Macacão: usados para proteger o corpo, os macacões geralmente provêm também funcionalidade no uso de todos os outros EPIs.

Luvas de raspa: as luvas de raspa de couro, protegem o profissional de várias formas e ainda dão aderência a superfícies lisas o que torna a subida mais fácil

Óculos de proteção: os óculos protegem os olhos e impedirão acidentes ocasionados por respingos e fagulhas nos olhos.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Além dos EPIs, é importante a inspeção prévia da plataforma por um técnico responsável, assim como sua montagem que também deve ser feita por profissional com formação para tanto, fatores como capacidade de carga, segurança do andaime, e quem são os responsáveis técnicos e de montagem, devem ser definidos antes da utilização do andaime, assim como a realização de testes e check-list.

Dicas de segurança em andaimes

Os profissionais que vão trabalhar no andaime devem estar cientes das recomendações de uso. Não é recomendado, por exemplo sobrecarregar com materiais e ferramentas os guarda-corpos.

É necessário que os profissionais que vão utilizar o andaime conheçam a capacidade de carga máxima do andaime e não a ultrapasse.

Se o tempo não estiver favorável não é recomendado a utilização do andaime, chuvas, descargas elétricas ou até mesmo ventos fortes podem comprometer a estrutura, ou desequilibrar os profissionais, sendo assim representam grande perigo.

Alterações de estrutura devem ser feitas por profissionais qualificados e sob a inspeção de um técnico, qualquer mudança pode comprometer o sistema de distribuição de peso da estrutura e assim comprometer a capacidade de carga.

Cada tipo de andaime tem suas próprias regras de utilização, e precauções de uso. Geralmente o fabricante ou a empresa responsável pela montagem fornece todas as informações necessárias para um procedimento seguro. Então respeite as normas dos fabricantes e as especificações técnicas de cada empresa.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Ou seja, é altamente recomendado a contratação de um profissional qualificado ao trabalhar com andaimes. Aqui no Guia do construtor você encontra profissionais e empresas qualificadas para a instalação e execução de trabalhos com andaimes leia nosso post sobre o Guia Digital (link post guia digital) e encontre e vários profissionais em uma ferramenta fácil e dinâmica.

Quando o assunto é segurança não dá para deixar nada para depois, uma obra segura garante a todos os envolvidos um ambiente de trabalho dinâmico, seguro e produtivo. Respeite as normas de segurança.