A utilização do ferro e do aço na construção civil

O uso do ferro proporcionou uma revolução nos padrões arquitetônicos, não só pelo tamanho das estruturas que agora são possíveis, mas principalmente pelo melhor aproveitamento do espaço. O uso do ferro na construção civil tem origem no século XVIII com a construção da ponte sobre o Rio Severn na Inglaterra em 1779. Esse foi um importante marco na construção civil, pois permitiu que um material mais resistente, porém caro, fosse utilizado para criar estruturas maiores. Com estruturas metálicas, menos pilares são necessários para sustentar a construção, dessa maneira mais espaço útil é possível no interior das construções.

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Atualmente existem mais de 3000 tipos de aço. Especificamente para a construção civil, a evolução destes materiais vem atrelada a projetos cada vez mais ousados envolvendo a demanda por propriedades melhores, questões de peso e preocupação com a preservação ambiental.

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Na construção civil o aço pode ser utilizado de duas formas:

• Na forma de edificação, onde a estrutura base é montada com componentes de aço.

• Na forma de armadura para compor a estrutura de concreto armado.

No Brasil ainda é dominante a edificação com estruturas de concreto armado, mas nota-se um acentuado crescimento do uso das edificações de aço.

Já para a construção de uma casa usamos materiais ferro e aço para:

Ferro: portas, janelas, barras de ferro, entre outros.

Aço: Metais sanitários, torneiras, barras de aço para sustentação, entre outros.

Conheça algumas das vantagens de utilizar ferro ou aço em sistemas construtivos:

Liberdade no projeto de arquitetura - A tecnologia do aço confere aos arquitetos, total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.

Maior área útil - As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens.

Flexibilidade - A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, facilita a passagem de utilidades como: água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Compatibilidade com outros materiais - O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis "drywall", etc.).

Menor prazo de execução - A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.

Racionalização de materiais e mão-de-obra - Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.

Garantia de qualidade - A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

Organização do canteiro de obras - Como a estrutura metálica é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido entre outros à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o inevitável desperdício desses materiais. O ambiente limpo com menor geração de entulho, oferece ainda melhores condições de segurança ao trabalhador contribuindo para a redução dos acidentes na obra.

Reciclabilidade - O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas.

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Preservação do meio ambiente - A estrutura metálica é menos agressiva ao meio ambiente, pois além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

Precisão construtiva - Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.

Mesmo sabendo de todas as vantagens com o uso do ferro e aço nas construções, não há nada que impeça a execução de sistemas construtivos mistos, na verdade, eles são bastante usados. A combinação de estruturas metálicas e alvenarias é possível desde que sejam tomados cuidados no projeto das uniões entre os diferentes materiais, evitando o aparecimento de trincas ou fissuras.