Na hora de pintar: qual a diferença entre os tipos de tintas?

A tinta é um dos melhores acabamentos para seu projeto, mas você conhece os diferentes tipos de tinta e para que serve cada um deles?

É a composição da tinta que determina o tipo de superfície mais adequado para aplicá-la. Algumas tintas são indicadas para paredes internas, outras para ambientes úmidos, e tem até tintas próprias para superfícies de azulejos para banheiro e madeira. Para te ajudar a reformar sua casa, hoje vamos falar sobre todos os tipos de tinta e ensinar onde usar cada um deles na sua decoração. Confira e inspire-se! 

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Cada tinta é específica para um tipo de aplicação e no mercado existem diversos produtos para aplicação interna e externa. Essa quantidade de opções podem trazer um pouco de confusão na hora de escolher a que melhor se adequa ao seu ambiente. Por isso, é importante sempre consultar o pintor da sua obra e, além disso, saber um pouco mais sobre os principais tipos de tintas e suas aplicações.



Tipos de tinta para parede

Foto The Effortless Chic

 

Látex PVA

Essa é a tinta mais indicada pelos pintores para os interiores de residências, por isso, são muito comuns. Essa tinta tem a base solúvel em água, por isso o pintor pode preparar seus pincéis e rolos apenas com água. Em caso de a tinta acabar respingando em algum móvel ou outra parte da casa, ela também pode ser lavada com água.

Essa tinta é indicada para a parte de dentro de residências e não adequada para áreas expostas a chuvas ou molhadas, seca muito rápido e não possui muito odor.

 

Tinta Acrílica

Parecida com a tinta látex PVA, a tinta acrílica também é solúvel em água e também torna a vida do pintor mais simples na hora da pintura. A diferença entre as duas é que a tinta acrílica tem uma alta impermeabilidade, o que faz que ela seja uma boa opção para ambientes externos e molhados, como cozinha e lavanderia.  

A tinta acrílica possui um acabamento mais brilhante, mesmo na opção fosca, por isso, fique atento à esse detalhe. Ela também pode ser um pouco mais cara que a tinta látex PVA.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Fonte: Os tipos de tinta latex são as melhores para parede interna – Foto Pinterest

 

Tinta Esmalte

Diferente da tinta de látex e da acrílica, a tinta esmalte não pode ser diluída em água pois possui uma “base a óleo”. Esse tipo de tinta é muito indicado para a pintura de superfícies de ferro e de madeira. Janelas de ferro, corrimãos e outras estruturas acabam ficando com uma pintura mais resistente se pintadas com esse tipo de tinta.

A tinta esmalte possui alto brilho e dá a sensação de que uma película foi formada em cima da superfície, e é por esse motivo que não é indicada para paredes, pois durante a aplicação, podem surgir bolhas ou, durante o uso, descascarem com mais facilidade. Por serem para uma aplicação mais específica e em superfícies com um tamanho menor, o valor da tinta acrílica é mais alto que os das duas citadas anteriormente.


Tinta Lavável

Os tipos de tinta de parede laváveis, como o próprio nome indica, são as mais fáceis de limpar. Se você tem crianças em casa, compensa investir nesses tipos de tinta para parede interna, pois facilita muito na limpeza de casa. 

Mesmo que você não tenha crianças em casa, mas quer investir nos tipos de tinta branca ou de outros tons claros, não deixe de comprar a tinta lavável. Você não vai se arrepender! 

 

Os tipos de tinta branca e laváveis são as melhores opções
 
Os tipos de tinta branca e laváveis são as melhores opções – Foto REvista VD
 
 

Tinta Epóxi

A tinta epóxi é resistente a produtos químicos e a umidade, por conta disso, ela pode ser usada em ambientes úmidos, como o banheiro, cozinha e área externa.

 

Se você está procurando por tintas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Inclusive, se você quer reformar esses ambientes mas não tem como trocar os revestimentos, saiba que a tinta epóxi pode ser utilizada em pisos e azulejos. 

O acabamento da tinta epóxi muda de acordo com a tonalidade da tinta. Os tipos de tinta branca epóxi, por exemplo, são foscos. Já as mais escuras possuem mais brilho. Então pense nisso ao comprar sua tinta.

[ANUCIANTES]

Os tipos de tinta epóxi podem pintar azulejos e porcelanatos

Os tipos de tinta epóxi podem pintar azulejos e porcelanatos – Foto Pinterest

Tinta Inodora

A tinta inodora perde o odor em até 3 horas após a aplicação. Ela é indicada especialmente para evitar reações alérgicas, então se você precisa reformar a casa em pouco tempo, invista nos tipos de tinta branca ou coloridos da tinta inodora. 

Esse tipo de tinta tem dois acabamentos: fosco ou acetinado.

 

Compre os tipos de tinta inodores caso você tenha alergias

Compre os tipos de tinta inodores caso você tenha alergias – Foto Pintest

 

Esmalte Sintético

O esmalte sintético é um dos tipos de tinta para madeira e ferro mais famosos.

Assim como outros tipos de tinta que citamos por aqui, a tinta sintética é à base de água e solvente. A secagem é rápida e o cheiro não é tão forte. É uma tinta prática de aplicar.

Outra característica desses tipos de tinta para madeira é a resistência, você pode usá-la em móveis para área externa sem se preocupar com o tempo estragar o móvel rápido. Cuide das suas peças que elas permanecem impecáveis! 

[ANUCIANTES]

 Tipo de tinta sintética para moveis de madeira

Tipo de tinta sintética para moveis de madeira – Foto Pinterest

 

O acabamento desses tipos de tinta para madeira costumam ser de alto brilho, mas você também encontra tipos de tinta fosca ou acetinados para pintar diferentes móveis e elementos de madeira da sua decoração. 

 

Como escolher o melhor tipo de tinta para cada ambiente? 

O ideal é que os tipos de tinta fosca ou acetinadas estejam adequados ao ambiente para durar mais tempo. 

Os tipos de tinta para parede externa devem ser resistentes ao clima e ao tempo, por isso, consideramos que as tintas acrílicas, Epóxi e sintéticas são os melhores tipos de tinta para parede externa. Demora anos até precisar retocar a tinta. 

Já dentro de casa você pode usar tintas mais leves e menos resistentes. Mas, para garantir um bom efeito, prefira os tipos de tinta acrílica e laváveis, pois facilitam muito na limpeza de casa. É só usar um pano úmido e deixar tudo limpinho!

 

Escolha os melhores tipos de tinta para sua reforma

Escolha os melhores tipos de tinta para sua reforma – Foto Pinterest

 

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de tinta, é só comprar a tinta perfeita para seu cômodo e começar a reforma!

Via: https://www.vivadecora.com.br/revista/tipos-de-tinta/