Laje treliça e laje maciça, qual a diferença?

Hoje vamos falar um pouco sobre a questão da laje. Após a conclusão do respaldo das alvenarias nós iniciamos o trabalho de execução das lajes e uma laje muito utilizada hoje no mercado são as lajes treliças. Elas são boas pois conseguem vencer com vãos maiores com a mesma performance, nesta condição, qual a função dessa laje?

A função da laje treliça é trabalharmos com trilhos e elementos de fechamento e travamento interno que diminuam o peso da laje.

O que nós utilizamos nesse elemento e fechamento? Capa cerâmica ou placas de isopor chamadas de Eps. A grande importância dessa laje é fazer montagens sobre as alvenarias, em seguida montados os trilhos e as capas é lançada a ferragem superior, que são as malhas e depois temos que colocar o concreto.

Procurando por Lajes em Sorocaba? Confira:

Qual a sequência para fazer essa colocação?

Primeiro trabalhar o fibramento que é justamente a escora que vai na parte inferior onde a laje será assentada e apoiada. Após esse fibramento estar nivelado, nós iniciamos a colocação dos trilhos. Lembramos também que na hora da montagem desse fibramento, nós temos que ter algumas preocupações: se o local estiver ainda em terra, a colocação dos pontaletes para a execução desse fibramento deve ser utilizado um sistema de tábuas para fazer a distribuição da carga. O ideal é que o contrapiso, nessa situação já esteja montado, porque você faz o apoio dos pontaletes diretamente sobre esse contrapiso. Então colocamos os pontaletes, soltamos a tábua na parte superior nivelada e sobre essa tábua vamos lançar nossos trilhos. Após isso, são colocadas as capas cerâmicas.

 

Se você está procurando por lajes em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Um detalhe importante que não podemos esquecer é que quando trabalhamos com a laje superior, nós vamos erguer um piso na parte de cima, nós vamos estar passando por tubulações, principalmente tubulações secas da parte de elétrica. Então é importante que nessa fase nós tenhamos em mãos o projeto elétrico para que o eletricista venha fazer desta tubulação sobre a laje, lançando as caixas de iluminação e os conduítes que futuramente vão servir para a passagem da tubulação.

Após concluída essa etapa, é hora de se lançar a malha soldada para que a gente possa preparar a laje para concretagem. Nesse momento é extremamente importante que o profissional responsável pelo projeto estrutural faça uma vistoria para conferir a ferragem das vigas, a tela, as amarrações das lajes e, principalmente o fibramento. As escoras que estão na parte inferior que mantém a laje apoiada. Verificando se há os travamentos dos pontaletes e o calçamento adequado com relação a eles.

Uma laje muito utilizada principalmente em edifícios, normalmente é a laje maciça. A diferença entre a laje maciça e a laje treliça está na questão da armação. Para a laje maciça eu tenho que montar um tabuleiro inteiro para sua formação e sobre ela é lançada a tela e posteriormente o concreto.

Por que não se usa laje maciça em residências e sim em prédios?

Por causa da questão da forma. A forma em edifícios é reaproveitada andar por andar e normalmente em uma residência nós utilizamos o trilho para um ou dois andares, consumindo dessa maneira, uma quantidade de madeira muito grande, o que às vezes não é interessante.

Um detalhe importante que podemos observar na laje maciça é o tabuleiro de madeira que é colocado na parte inferior e depois lançada as malhas de aço para receber o concreto. Em algumas condições essa laje passa a ter uma espessura menor do que a laje treliça ou a laje pré-moldada, porque iremos trabalhar diretamente sobre ela.

Procurando por Lajes em Sorocaba? Confira:

Nos fechamentos de parede, nós podemos observar o paio da laje um fechamento em cima de pilar e na lateral podemos observar esse parede intermediária e pilares intermediários. Podemos também ter lajes com rebaixo para colocação em banheiros e laje com balanço, todas essas características são detalhes importantes na hora da execução que normalmente está especificado em cada projeto.

É importante lembrarmos também que na hora da colocação do concreto, deve se utilizar o que estiver especificado no projeto e toda vez que for fazer a concretagem não esquecer de recolher os corpos de prova para fazer os seus respectivos ensaios.

 

Encontre aqui telefones e endereços de lojas de lajes em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/lajes-em-sorocaba