Demarcações nos lotes e estrutura dos gabaritos

As demarcações que definem o limite entre um terreno ou outro devem ser feitas pelo próprio loteamento. Saiba no programa do Canal do Construtor de hoje o que fazer quando você não encontrar essas demarcações e quem explica é o engenheiro Marcos Pontes.

A primeira coisa que deve ser observada no loteamento é a demarcação dos terrenos, todos eles devem estar devidamente demarcados com marco de concreto dentro do loteamento. Caso essas marcações não sejam encontradas, é necessário fazer a consulta junto ao topógrafo, que com a planta do loteamento irá fazer a locação exata do terreno em questão, garantindo assim a construção do seu imóvel.

 

Se você precisa de um engenheiro civil em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.

 

O gabarito é marcação feita com madeira ou nos limites da construção antes do início das obras. O encontro de duas madeiras demarca o eixo dos pilares. Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância na construção, pois consiste em medir e assinalar no terreno a posição dos furos ou valas de fundações, paredes, colunas e outros detalhes, tudo de acordo com o projeto.

Mãos à obra

Para checar um gabarito, primeiro é necessário observar o nivelamento do terreno com o gabarito, pois mesmo que o terreno seja desnivelado, o gabarito deve ser montado nivelado com o terreno.

Para iniciar a locação é importante que o terreno esteja limpo e sem a presença de lixo, raízes ou entulhos. Devem ser identificadas as estacas (ou demais marcos do terreno) para que se tenha uma referência do lote e se estabeleça uma alinhamento. O próximo passo é lançar sobre esses marcos os eixos correspondentes a fundação conforme demarcado pelo projeto. O projeto de locação apresenta números e letras que são exatamente os eixos que devem ser demarcados pelo pedreiro na obra. Após feita a demarcação o engenheiro confere os eixos para garantir o sucesso do serviço.

No projeto de gabarito, existem pregos mais altos e pregos mais baixos, isso significa que os pregos mais altos representam os eixos das paredes e fundações da obra, já os pregos mais baixos indicam o deslocamento e alinhamento dos eixos das paredes internas ou externas.

Estrutura da obra

Após a conclusão da etapa de delimitar os terrenos do loteamento, começa o processo de abertura das valas que devem conter cerca de 20 cm de espessura a mais que as paredes que irão acima dela. Prepara-se os baldrames, as estacas e os blocos, são lançadas as ferragens e na sequência são feitas as concretagens nos pontos já definidos.