Conheça os benefícios da cal hidratada

A cal é um produto muito utilizado na construção civil, sendo bastante útil no preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros. A cal é oriunda de  rochas calcárias ou magnesianas que podem ser encontradas em diferentes tipos. Os tipos mais comuns de cal são a virgem e a hidratada.

Procurando por Cimento e Cal em Sorocaba? Confira:

É importante ressaltar que a cal nunca é aplicada diretamente da obra, ela sempre precisará passar por uma hidratação. A diferença aqui é que se for utilizada a cal virgem, esse processo deverá ser feito na obra, e se for utilizada a cal hidratada, esse processo é feito anteriormente, o que acaba gerando muito mais facilidade, agilidade e segurança, visto que o material já chega pronto para ser utilizado.

As proporções destes elementos variam de acordo com a finalidade do produto, como argamassa para revestimento interno, que é diferente da destinada ao uso externo, uma massa para assentar tijolos comuns tem características diferentes daquela que servirá para assentar azulejos cerâmicos, por exemplo.

Confira alguns benefícios de utilizar a cal hidratada na sua obra:

- Ela possui um grande poder de aglomerar os grãos de areia das argamassas

- A argamassa hidratada é extremamente fina, por isso se torna mais leve e permite o preparo de uma quantidade muito maior de argamassa. Além disso, pelo fato de suas partículas serem finas, elas acabam agindo como um lubrificante, reduzindo o atrito entre os grãos de areia fazendo com que o resultado da “liga” seja melhor, exista uma melhor aderência e um maior rendimento na mão-de-obra.

- Ela possui uma alta capacidade de reter água ao redor de suas partículas, por isso faz com que a argamassa combine muito bem com o cimento.

- A cal hidratada é um produto alcalino, e por isso ela impede que ferragens oxidem e também pode atuar como um agente bactericida e fungicida.

- Ela ajuda a impedir que o revestimento forme manchas ou tenha um apodrecimento precoce.

- Por permitir um acabamento mais liso e de cor clara, a cal hidratada proporciona uma maior economia de tinta para a obra.

- Ela é compatível com diversos tipos de tintas e acabamentos.

- Possuem um baixo módulo de elasticidade e por isso absorvem melhor as pequenas movimentações de construções. Desse jeito, elas evitam que hajam trincas, fissuras e até o deslocamento dos revestimentos.