Conheça os modelos de telhados mais usados na construção civil

Vamos falar um pouco do telhado que deve ser pensado ainda no projeto, pois faz parte volumetria, a estética da obra e quem nos explica um pouco mais é a arquiteta Edivania Rocha.

O telhado

Em um projeto existem vários elementos que compõem a execução de uma obra. Um deles, que nós devemos tratar e cuidar com carinho, é o telhado, que deve ser muito bem projetado, por conta disso, ele também faz parte do elemento de estética da casa, ele faz parte da volumetria. Cada caso é um caso, cada projeto é um projeto, e cada projeto exige um tipo de telhado. Também é possível adaptar o telhado já existente para o que o cliente desejar ou que seja mais adequado ao projeto. Veja os três tipos de cobertura existentes.

Procurando por Telhado em Sorocaba? Confira:

Telhado Quatro Águas

O modelo de telhado Quatro Águas é uma opção bem conhecida no mercado da construção civil e ainda é muito utilizado em projetos atuais por conta da sua versatilidade e rápido escoamento de água. O modelo se adequa muito bem a projetos de casas quadradas ou retangulares, é versátil, pois pode ser utilizado de duas maneiras: com beirais e com platimbanda. Com beirais as quatro quedas do telhado ficam aparentes no projeto. E a opção com platimbanda, a estrutura com quatro águas é feita com inclinação menor e uma parede mais alta que esconde a cobertura.

Duas águas

O telhado duas águas ou duas quedas, como também é chamado, é um dos mais conhecidos e tradicionais. O modelo pode ser dividido ao meio pela cumeeira ou ter uma das laterais maiores. Para o telhado duas águas, existem duas opções de modelos:

Tipo cangalha: a cumeeira é o encontro entre as duas partes do telhado.

Tipo americano: uma das partes do telhado é mais alta por conta de uma elevação, que pode ser feita com madeiramento ou uma parede de alvenaria.

Construção Caixote

A construção caixote é muito usada nos projetos atuais. A opção além de ser esteticamente bonita é muito valorizada nos projetos por exigir menos madeiramento que telhados aparentes e também é possível usar telhas fibrocimento tornando a obra mais econômica. É como se a obra não tivesse telhado.

Há duas opções para os projetos de casas com telhado caixote, com placas pré-moldadas para a cobertura e telhas, sendo que a última exige a calha para escoamento da água. O estilo dos telhados embutidos é com menos inclinação e permite o uso de telhas mais simples também, já que essas ficaram escondidas pela platibanda, que é uma pequena parede que vai além do telhado e o esconde.

Procurando por Telhado em Sorocaba? Confira:

Todos os modelos citados podem ser apresentados para o cliente com o projeto de volumetria em 3D, essa ferramenta ajuda na tomada de decisão por mostrar exatamente como a fachada da obra ficará depois de pronta. Dessa forma, é possível decidir ainda no projeto qual modelo de telhado desejamos. Além de saber de maneira exata quanto você vai gastar com a obra.

 

Encontre diversos fornecedores de telhado em Sorocaba no Guia do Construtorwww.guiadoconstrutor.com.br/telhado-em-sorocaba