Projeto elétrico na prática: atenção nos detalhes

O projeto elétrico é tão importante que está presente em cada etapa da obra, inclusive no acabamento. É ele que possibilita o bom funcionamento de cada ambiente. No programa Acabamento e Decoração de hoje do Canal do Construtor, a arquiteta Edivania Rocha mostra como o benefício na prática de fazer um projeto elétrico.

Procurando por Projetos Elétricos em Sorocaba? Confira:

O projeto elétrico é responsável por quantificar e determinar os tipos e localizar os pontos de utilização de energia elétrica, dimensionar, definir o tipo e o caminhamento dos condutores e condutos e dimensionar, definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção, de comando, de medição de energia elétrica e demais acessórios.

A instalação elétrica é uma das etapas mais delicadas da obra e merece atenção especial, tendo em vista que o choque elétrico é uma das principais causas de acidentes graves e fatais em construções. Por isso, a falta de conhecimento coloca em risco não só quem trabalha na obra, mas compromete os futuros ocupantes da edificação. As instalações elétricas devem ser iniciadas na fase de concretagem e se desenvolver durante a pintura, quando são instalados os espelhos das tomadas e os interruptores.

Procurando por Projetos Elétricos em Sorocaba? Confira:

Na obra completa e o ambiente decorado, podemos notar na prática o projeto de elétrica. No fogão cooktop, por exemplo, a arquiteta Edivania explica que é necessário um ponto elétrico para o fogão, assim como para a coifa, geladeira e fornos elétricos. Todos esses eletrodomésticos precisam ser planejados na planta da obra e constar no projeto elétrico, para que o empreiteiro na hora de executar, saiba onde estão os pontos com as medidas para que não haja erro.

Outra questão que a arquiteta expõe é a pia com misturador de água quente e fria. Se o proprietário não prevê que seja instalada torneira com aquecimento solar, é necessário constar no projeto elétrico os pontos de eletricidade para aquecimento da água da torneira.

Além de constar cada eletrodoméstico no projeto elétrico, é importante que ele esteja aberto para entrada de eletrodomésticos que acabam não sendo colocados na planta, como micro-ondas, lava-louças, e em algumas cozinhas ainda tem triturador de lixo. E tudo isso consiste em uma carga elétrica que deve ser prevista no projeto, dessa forma o engenheiro pode calcular a carga que será utilizada para que não aconteça nenhum erro quando os equipamentos estiverem ligados.

O recomendado é deixar pontos de energia a mais instalados nos ambientes, para quando chegar na fase final da edificação, não seja necessário quebrar nenhuma parede, evitando maiores gastos e problemas futuros.